dieta dr atkins alimentos permitidos

A dieta Atkins, também conhecida como dieta da proteína, foi criada pelo cardiologista norte-americano Dr. Robert Atkins, e tem como base a restrição do consumo de carboidratos e o aumento do consumo de proteínas e gorduras ao longo do dia.

Segundo o médico, com essa estratégia o organismo passa a utilizar a gordura acumulada para produzir energia para as células, o que leva à perda de peso e a um melhor controle da glicemia e dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

dieta atkins cardapio fase 1

Alimentos permitidos
Os alimentos permitidos na dieta Atkins são aqueles que não têm carboidratos ou que possuem uma quantidade muito reduzida desse nutriente, como ovo, carne, peixe, frango, queijo, manteiga, azeite, castanhas e sementes, por exemplo.

Nesta dieta, o consumo diário de carboidratos varia de acordo com as fases do processo de emagrecimento, inciando com apenas 20 g por dia. Os carboidratos estão presentes, especialmente, em alimentos como pão, massa, arroz, bolachas, legumes e frutas, por exemplo. Veja a lista completa dos alimentos ricos em carboidratos.

Fases da Dieta Atkins
A dieta Atkins é formada por 4 fases, como mostrado a seguir:

Fase 1: Indução
Dieta Atkins - como fazer e alimentos permitidos
Esta fase dura duas semanas, sendo permitido o consumo máximo de apenas 20 gramas de carboidratos por dia. Estão liberados os alimentos ricos em proteínas, como carnes e ovos, e alimentos ricos em gorduras, como azeite, manteiga, queijos, leite de coco e vegetais como alface, rúcula, nabo, pepino, repolho, gengibre, escarola, rabanete, cogumelos, cebolinha, salsa, aipo e chicória.

Durante esta fase é esperado ocorrer uma perda de peso inicial mais acelerada.


Fase 2 - Perda de Peso Contínua
Na segunda fase é permitido consumir de 40 a 60 gramas de carboidrato por dia, sendo que esse aumento deve ser de apenas 5 gramas por semana. A fase 2 deve ser seguida até que o peso desejado seja atingido, podendo-se acrescentar algumas frutas e vegetais no cardápio.

Assim, além das carnes e gorduras, os seguintes alimentos também podem ser incluídos na dieta: queijo muçarela, ricota, requeijão, mirtilo, framboesa, melão, morango, amêndoas, castanhas, sementes, macadâmia, pistache e nozes.


Fase 3 - Pré Manutenção
Na fase 3 é permitido consumir até 70 gramas de carboidrato por dia, sendo importante observar se ocorre ou não aumento de peso nesse período. Caso note um aumento do peso ao consumir 70 g de carboidrato por dia, deve reduzir essa quantidade para 65 g ou 60 g, por exemplo, até encontrar o ponto de equilíbrio do seu organismo, quando poderá passar para a fase 4.

Nesta fase podem ser introduzidos os seguintes alimentos: abóbora, cenoura, batata inglesa, batata doce, inhame, mandioca, feijão, grão-de-bico, lentilha, aveia, farelo de aveia, arroz e frutas como maçã, banana, cereja, uva, kiwi, goiaba, manga, pêssego, ameixa e melancia.


Fase 4 - Manutenção
A quantidade de carboidrato a ser consumida será aquela que mantém o peso estável, a qual foi descoberta na fase 3 do processo. Nesta fase, a dieta já passou a ser um estilo de vida, que deve ser seguido sempre para uma boa manutenção do peso e da saúde.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “dieta dr atkins alimentos permitidos”

Leave a Reply

Gravatar